Tenho andado a tirar muitas fotos em HDR e às vezes até esqueço que nem sempre é preciso HDR para capturar todo o espectro de luz na imagem!

Foi este caso ao tirar esta foto da Chuppah num casamento na praia (em Mykonos, Grécia!), onde quiz ter a certeza que ia ficar com uma boa foto, então tirei 3 exposições: 2 stops de distância entre cada.

Foi sem tripé, com vento e água a mexer entre cada exposição, então tirei com um ISO um pouquinho mais alto que o necessário (250, com tanta luz natural!) para que houvesse o mínimo de diferença entre cada foto. Depois é preciso ter confiança que o Photomatix alinhe as imagens e retire o ghosting (pequenas diferenças entre as várias fotos).

Bom, mas voltando ao assunto do HDR… eis a foto que saiu da câmera, com informação EXIF e Histograma em baixo:

SOTC (Straight Out of The Camera)

Histograma original

Como se pode ver no histograma acima, todo o espectro de luz foi capturado. O histograma não chega nem perto do preto nem do branco.. é ideal!

Isto significa que dá para brincar (ahem.. ajustar) bastante a imagem antes de começar a perder informação. E, de fato, foi isso que aconteceu. Vejam aqui a imagem ajustada e o novo histograma

Imagem ajustada (não HDR)

Histograma original

Mas como no local queria ter a certeza que iria ter a imagem perfeita, capturei estas 3 exposições, de -2, 0 e +2 stops de compensação.

Já agora, reparem nas diferenças entre as imagens devido ao vento (na Chuppah), movimento da água e movimento da câmera!

Que deu esta imagem final, resultado da combinação das 3 imagens acima e mais um pouco de processamento de cor.

Imagem HDR processada
Histograma original

Como podem ver, a criação desta imagem HDR foi um belo desperdício de tempo! Está praticamente igual à que saiu da camera. A diferença maior está nos ajustes que são diferentes: a original foi completamente ajustada no Lightroom, a HDR foi ajustada no Perfect Effects.

Antes e depois. A foto do antes é a que saiu da camera e foi tratada, a depois é a HDR.
Pequena diferença no alinhamento devido à combinação das imagens no Photomatix.