Fomos fazer um casamento em França, na zona do Vale do Loire, num castelo chamado Chateau D’Esclimont. Na info EXIF abaixo tem link para o mapa.

A Clarissa fez um post lindo com todos os detalhes do casamento aqui e neste post queria só partilhar uma composição HDR do castelo. São 5 exposições tiradas à mão, sem tripé, com 1 stop de distância entre cada.

Eis as imagens originais. A primeira é a exposição normal (com informação EXIF) e as outras são de -2 a +2 stops. Depois temos a imagem combinada no Photomatix e, finalmente, o resultado final depois de ajustado no On One Perfect Effects, um programinha que uso para tratar fotos especiais.

Exposição normal
chateau_desclimont-02-JC8A3616

Exposições de -2, -1, +1 e +2 stops.

chateau_desclimont-03-JC8A3617

chateau_desclimont-04-JC8A3618

chateau_desclimont-05-JC8A3619

chateau_desclimont-06-JC8A3620

Imagem combinada no Photomatix Pro.

chateau_desclimont-01-JC8A3616-ptmx

Exportação do Lightroom para o Photomatix.

chateau_desclimont-export-01.png

Reparem nas opções de exportação:

  • As fotos foram tiradas sem tripé, então escolhi a opção de alinhar as imagens mas não escolhi a opção de cortar a imagem caso queira mais tarde combinar com uma das imagens originais (explicado neste post).
  • Existe algum movimento na água e folhagem, então selecionei a opção de remover fantasmas, que lida com movimento entre exposições.
  • O resto são opções que escolho sempre ao exportar para o Photomatix.

chateau_desclimont-export-01.png

Imagem final, depois de processada no OnOne Perfect Effects 4, onde apliquei alguns efeitos para realçar a cor do castelo e da vegetação. Acabei por não combinar a imagem saída do Photomatix com

Imagem final

Antes e depois.
A foto do antes é a exposição “normal”, com compensação zero.

Duas observações:

  • As imagens antes/depois não estão bem alinhadas devido ao crop feito para alinhar as várias fotos tiradas sem tripé.
  • Se tivesse tido mais tempo, teria tirado as ondas de água no Photoshop, talvez com um filtro de blur, para criar uma água suave..  mas tudo bem, fica para a próxima!